Todo cantor já passou ou está passando por aquela fase em que não gosta da sua voz no microfone.
Para algumas pessoas é praticamente um choque quando ouvem a sua voz em um microfone, sai muito diferente do que ela ouvia enquanto cantava em suas sessões de estudo ou nas suas aulas de canto.
Por que minha voz fica diferente no microfone?
Existem dois principais motivos para isso acontecer.
O primeiro deles é que cada microfone e cada equipamento de som possui uma característica sonora de captação que vai ressaltar mais algumas frequências da sua voz do que outras quando você estiver cantando.
Quanto melhor a qualidade do microfone, melhor será a fidelidade ao som original.
Apesar disso nós precisamos entender que o verdadeiro som da nossa voz, não é o que escutamos com nossos ouvidos quando cantamos.
Isto acontece porque o som que ouvimos sofre a interferência da vibração do nosso corpo e isso faz com que o nosso “ouvido interno” ouça um som mais encorpado do que realmente é.
Por causa disso quando você grava a sua voz ou quando você ouve ela sendo projetada por um microfone, você estranha o som da sua voz.
Neste momento você está ouvindo o som real da sua voz, claro que com um pouco de interferência das características do microfone como mencionei antes.
A verdade é que mesmo com um microfone de baixa qualidade, sua voz não será modificada ao ponto de ficar bonita ou feia.
Como resolver isso?
Em primeiro lugar, você deve entender que vai levar um tempo até você se acostumar com este som. Fique tranquilo porque é este som que todos a sua volta ouvem da sua voz, para você é mais difícil de aceitar isso no começo porque o som que você cresceu ouvindo era diferente.
Este processo acontece com todo cantor.
Existem também algumas coisas que você precisa entender sobre o uso do microfone na hora de cantar e para isso eu criei um vídeo completo te explicando como ter uma voz bonita no microfone e como equalizar o seu microfone.
Assista este vídeo e deixe o seu comentário com sua dúvida lá no Youtube.